fbpx

My heading is awesome

Ser consultor ou consultora para negócios de alimentação pressupõe uma expertise com o olhar voltado para os serviços de alimentação, objetivando ajudar os empreendedores a resolverem questões específicas que, sozinhos, eles julgam não terem conhecimento suficiente para resolverem.

Em lugar nenhum está escrito que a consultoria para esses serviços é privativo para pessoas com a formação x ou y. Mas, como na prática a teoria é outra, é muito evidente que quem tem formação em cursos na área de alimentos vão ter muito mais facilidade de fazerem avaliações mais precisas e condizentes com as necessidades do cliente. E, mesmo assim, ainda é possível pensar de forma mais setorizada, quando analisamos o enfoque dos cursos da área de alimentos e a visão que o profissional adquire e treina ao longo dos anos de estudo e da prática.

Vou explicar melhor. Nutricionistas, por exemplo, têm um olhar mais voltado para a produção de refeições e alimentos em geral prontos para o consumo. Já na Engenharia de Alimentos, o enfoque está mais voltado aos processos de fabricação e conservação de alimentos, remetendo à produção industrial ou mesmo artesanal, mas processos que envolvem tecnologias e controles não aplicados de forma tão minuciosa aos serviços de alimentação. Na Medicina Veterinária, o olhar é voltado para os produtos de origem animal, tanto com relação à saúde animal quanto ao controle higienicossanitário necessário ao seu beneficiamento e comercialização.

Isso não significa que nutricionistas não possam prestar consultoria para indústrias, que quem cursou engenharia de alimentos não possa trabalhar em cozinhas industriais e que médicos veterinários só possam trabalhar em abatedouros.

Mas não há como negar que, se forem utilizados os conhecimentos oferecidos na graduação para dar norte ao aprofundamento que precisamos buscar para nos tornarmos experts nos serviços mais afins à nossa formação, nosso caminho fica mais fácil. Perceba: se, como nutricionista, você fez estágio em cozinhas industriais, sabendo que o funcionamento de restaurantes é muito parecido com o de cozinhas industriais, você pode começar a consultoria pelos restaurantes, cujo funcionamento você já conhece. Para facilitar mais, ainda têm as lanchonetes, cafeterias, bares e afins, que têm atividades ainda mais simplificadas do que os restaurantes, como opções de por onde começar.

Sendo nutricionista, você pode escolher começar por fábricas de biscoitos? Claro que pode. Isso vai te custar muito mais estudo ainda, o que é ótimo, mas pode impactar na segurança e na gama de serviços que você poderia oferecer, o que, por não ter familiaridade, pode tornar mais difícil a prestação do serviço. Mas se você é a pessoa que gosta de se desafiar e se isso te impulsiona a fazer o seu melhor, vai em frente!

Essa mesma lógica se aplica a pessoas de áreas de formação que não a de alimentos. Pelo fato de a formação não ter afinidade com o grande tema “alimentos”, fica uma lacuna a ser preenchida devido à falta de conhecimento teórico e de experiência prática em serviços de alimentação.

Então, pra resumir, quem são os profissionais tecnicamente capacitados para darem consultoria para negócios de alimentação?

Nutricionistas, engenheiros de alimentos, médicos veterinários, tecnólogos de alimentos, cientistas de alimentos, gastrônomos. Esses, certamente se sentirão “em casa” estando em estabelecimentos que têm como matéria prima, os alimentos!

Ficou animado de pensar na sua carreira em consultoria para negócios de alimentação? Então segue a AliQuali que você decola!

🤞 Fique por dentro!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *